sábado, abril 27, 2024
HomeDestaquesEstresse hídrico e geadas impactaram o trigo

Estresse hídrico e geadas impactaram o trigo

Progresso: 8% Colhido; 45.4% Desenvolvimento Vegetativo; 16.2% Floração; 16.3% Enchimento de Grãos; 14% Maturação;
Semana Anterior: 5.7% Colhido; 50% Desenvolvimento Vegetativo; 15.5% Floração; 16.5% Enchimento de Grãos; 12.3% Maturação;

No Rio Grande do Sul, as lavouras estão em boas condições. Nas regiões do Alto Uruguai, Missões e Planalto Médio, as áreas mais adiantadas iniciaram a fase de enchimento de grãos. Na metade Sul, as lavouras estão em perfilhamento.

No Norte e Oeste do Paraná, as lavouras estão em colheita e com boa qualidade de grãos, porém a produtividade está abaixo do esperado devido à restrição hídrica. A fase reprodutiva é predominante nas lavouras. A ocorrência de geadas nas regiões Sudoeste e Oeste causaram danos em uma pequena parte das lavouras.

 

Em Santa Catarina, as áreas mais avançadas estão em fase de floração, as demais encontram-se em desenvolvimento vegetativo. As condições hídricas são boas sobre a região e não houve impactos significativos devido às geadas.

Em Mato Grosso do Sul, as condições de umidade são adequadas para cultura concluir o ciclo produtivo e o clima favorece a realização de colheita. Em Goiás , a colheita do trigo irrigado encontra-se em andamento e as lavouras estão em boas condições. A colheita do trigo de sequeiro foi finalizada com produtividades médias, reduzidas em função do estresse hídrico.

 

No oeste da Bahia, a colheita está em andamento. Algumas lavouras estão nos estádios de enchimento de grãos e maturação, mas sem restrições hídricas.

PROGRESSO DA SAFRA

Mais notícias

Veja também