sexta-feira, novembro 22, 2024

Rondônia prevê aumento de 3,5% no rebanho de bovinos em 2015

Rondônia prevê aumento de 3,5% no rebanho de bovinos em 2015

BoisO rebanho bovino de Rondônia deve totalizar 13,2 milhões de cabeças ao fim de 2015, alta de quase 3,5% ante os 12,75 milhões de animais apurados no ano passado, estima a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri). O órgão também prevê que frigoríficos abatam 2,1 milhões de bois este ano, produzindo 561 mil toneladas de carne para abastecer tanto o mercado interno quanto o externo.

Em nota, o secretário da Agricultura, Evandro Padovani, afirma que o aumento na produção decorre de incentivos do governo e investimentos dos pecuaristas, que apostam no melhoramento genético do rebanho e em técnicas de manejo para aumentar a produtividade. Para Padovani, a expansão seria maior, se não fossem os abates acima da média de fêmeas e novilhas nos últimos anos.

Rondônia é o oitavo maior produtor de carne bovina do país e a Seagri destaca que este é o principal produto na pauta de exportação do Estado, representando 47% das vendas totais, segundo números do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Juntamente com a soja, os cortes bovinos representam 90% de tudo o que é exportado pelo Estado. Rondônia tem como grandes parceiros comerciais países como Venezuela, Rússia, Hong Kong, Irã, Palestina e Israel, e espera em breve poder embarcar carne bovina in natura aos Estados Unidos. No primeiro semestre, frigoríficos com unidades no Estado geraram receitas de US$ 220 milhões com a exportação.

Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO

Últimas Notícias

Mais notícias