quarta-feira, agosto 20, 2025

Brasil realiza primeira exportação de abacate para o Chile

Brasil realiza primeira exportação de abacate para o Chile

O Brasil acaba de atingir um marco histórico na fruticultura, a primeira carga de abacate, tipo Hass, mais conhecido como avocado, foi oficialmente exportada para o Chile. O embarque foi realizado pela empresa Carlini Avocados e representa um novo capítulo para o setor, que tem crescido de forma acelerada nos últimos anos.

Como parte das ações estratégicas de promoção internacional, a Abrafrutas por meio do projeto Frutas do Brasil, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) realizou ontem, dia 28 de maio, o Frutas do Brasil Festival – Chile, evento especial que ocorreu no Hotel Ritz, em Santiago. A iniciativa contou com a presença de importadores chilenos, autoridades locais e representantes de empresas e instituições estratégicas para o fortalecimento das exportações brasileiras de avocado.


O festival reforçou o compromisso da Abrafrutas em ampliar a presença da fruticultura brasileira no mercado internacional, promovendo as frutas tropicais como produtos de excelência, com qualidade reconhecida e alto valor agregado.

A abertura do mercado chileno para o avocado brasileiro só foi possível graças ao trabalho conjunto da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), que atuaram fortemente para o cumprimento das exigências fitossanitárias e regulatórias do país andino.

- Advertisement -

Em 2024, o Brasil exportou mais de 24 mil toneladas de abacates. Já no primeiro trimestre de 2025, foram mais de 6 mil toneladas enviadas ao exterior, o que demonstra crescente interesse pelo produto nacional.

O estado de São Paulo é o principal produtor de abacate no Brasil, respondendo por quase 45% da produção nacional.  Segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA – Apta), em 2023, o estado produziu 192 mil toneladas da fruta, um aumento de 8,54% em relação ao ano anterior. Esse volume coloca São Paulo à frente de outros estados produtores, como Minas Gerais e Paraná.

Últimas Notícias

Mais notícias