Barreiras e Riachão das Neves, no Oeste da Bahia, recebem a partir desta quinta-feira (10) a quarta edição da Cacauicultura 4.0, o maior evento técnico da cadeia do cacau no Brasil. A programação, que vai até sábado (12), inclui palestras, painéis temáticos e visitas a campo, reunindo produtores, especialistas, empresas, investidores e representantes do setor público.
Segundo informações divulgadas pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), organizadora do evento, o objetivo é fomentar o desenvolvimento da cultura cacaueira na região, com foco em inovação tecnológica, sustentabilidade e ampliação da produção de cacau irrigado. O encontro acontece em dois polos estratégicos da nova fronteira agrícola do cacau no país.
Na sexta-feira (11), o evento segue com um ciclo de palestras técnicas que abordarão temas como melhoramento genético de variedades, uso de bioinsumos, sistemas de irrigação, rastreabilidade e tendências do mercado cacaueiro. Já no sábado (12), a programação será encerrada com um Dia de Campo na Fazenda Santa Helena, em Riachão das Neves, onde os participantes poderão conferir de perto as lavouras irrigadas e conhecer inovações tecnológicas aplicadas na produção de cacau.
A Cacauicultura 4.0 conta com o apoio das Prefeituras de Barreiras e Riachão das Neves, do Governo do Estado da Bahia e de instituições como Ceplac, AIPC, Centro de Inovação do Cacau (CIC) e empresas do setor agrícola. As inscrições para o evento seguem abertas pelo site oficial: https://cacau.wiesoo.com/