A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) anunciou a abertura das inscrições para a 22ª edição do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. Realizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), o evento é voltado exclusivamente a cafés especiais produzidos no estado.
A Emater-MG informou que os produtores interessados têm até o dia 5 de setembro para se inscreverem. A participação é gratuita e limitada a uma amostra por produtor, nas categorias Café Natural ou Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado.
Para concorrer, os cafeicultores devem entregar a ficha de inscrição preenchida e impressa, junto com a amostra do café, em um dos escritórios locais da Emater-MG. As amostras devem ser de café Arábica colhido na safra 2025, tipo 2, peneira 15 ou superior e com teor de umidade entre 10% e 12%. A lavoura de origem precisa estar georreferenciada e com a cultivar identificada.
A seleção das amostras será feita por uma comissão julgadora formada por especialistas do setor. Apenas os cafés que obtiverem nota mínima de 85 pontos, conforme os critérios da metodologia da Specialty Coffee Association (SCA), passarão para as etapas seguintes. “As amostras serão submetidas a análises físicas e sensoriais, realizadas por uma comissão julgadora formada por especialistas do setor, incluindo classificadores e degustadores com experiência em concursos nacionais e internacionais”, informou a organização.
O concurso premiará os melhores cafés de cada uma das quatro regiões produtoras mineiras: Cerrado Mineiro, Sul de Minas, Matas de Minas e Chapada de Minas. A cerimônia de premiação está prevista para dezembro, quando será revelado o campeão estadual, além dos vencedores regionais.
Além das premiações por categoria e região, haverá reconhecimento especial para a cafeicultora com maior pontuação entre os finalistas, o melhor produtor certificado pelo programa Certifica Minas Café e os produtores cooperados do Sistema Sicoob Crediminas com melhor desempenho.
A edição anterior contou com 1.406 amostras de 146 municípios. O vencedor estadual foi o agricultor familiar Onofre Alves Lacerda, de Espera Feliz, com 92,7 pontos na categoria Café Natural. Ele se tornou o primeiro bicampeão da história do concurso.
A 22ª edição do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais é promovida em parceria com a Seapa, Universidade Federal de Lavras (Ufla), Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe) e Conselho Nacional do Café (CNC). O patrocínio é do Sistema Sicoob Crediminas e dos Supermercados Verdemar.