terça-feira, julho 29, 2025

Chuvas intensas em áreas do Sul podem atrasar plantio de culturas de inverno

Chuvas intensas em áreas do Sul podem atrasar plantio de culturas de inverno

Tendência é de calor acima da média em praticamente todo o território nacional

O mês de agosto começa com um cenário climático diversificado em diferentes regiões do país, conforme projeções do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A previsão aponta chuvas próximas à média na maior parte do Brasil, mas há tendência de acumulados acima do normal em áreas do Sul, Nordeste e parte do Centro-Oeste. Já em relação às temperaturas, a tendência é de calor acima da média em praticamente todo o território nacional.


No Nordeste, a expectativa é de precipitações dentro da normalidade na maioria dos estados, com exceção das faixas litorâneas da Bahia, Sergipe, Pernambuco e Paraíba, onde os acumulados podem ultrapassar os 80 mm. Isso deve beneficiar lavouras em fase final de desenvolvimento, como o feijão e o milho da terceira safra. Contudo, na região do MATOPIBA, a previsão é de tempo mais seco, exigindo atenção para possíveis impactos em áreas não irrigadas.

As regiões Sudeste e Centro-Oeste devem enfrentar um cenário de chuvas dentro da média, o que favorece a colheita de culturas como milho segunda safra, algodão, café e cana-de-açúcar. No entanto, as altas temperaturas previstas — acima de 2 °C em áreas do Mato Grosso e sudeste do Pará — elevam a evapotranspiração, o que pode afetar o desenvolvimento de plantas em fases críticas e demandar maior atenção à conservação do solo.

- Advertisement -

No Sul, os acumulados de chuva tendem a se concentrar no oeste do Paraná e noroeste do Rio Grande do Sul, com até 50 mm acima da média. Essas condições podem dificultar o plantio das culturas de inverno, como trigo, cevada e aveia, sobretudo em solos com baixa drenagem. As baixas temperaturas típicas do mês também trazem risco de geadas, principalmente nas áreas serranas, afetando hortaliças e frutas sensíveis ao frio.

Últimas Notícias

Mais notícias