Vaca jovem de criador da cidade de Montenegro produziu mais de 96 quilos de leite no concurso da raça Holandesa
Uma das atrações mais tradicionais da feira Expointer, em Esteio (RS) é o “Banho de Leite“, quando são reconhecidas as vacas que, durante um dia, tiveram as ordenhas mais produtivas. Neste ano, o evento, organizado pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) e pela Associação de Criadores de Gado Jersey (Jersey RS) contou com uma surpresa: um recorde na produção de leite.
Na raça Holandesa, a grande campeã na categoria jovem (até 36 meses) foi a vaca Cotriba Griebeler 143 Imperial, do criador Gediel Griebeler, da Fazenda Griebeler, de Montenegro (RS). Em 24 horas, o animal produziu 96,46 quilos de leite, superando o recorde anterior, registrado na feira Fenasul 2023, da vaca Festleite Ferraboli 423, com 87 quilos de leite.
“Esse prêmio reconhece nossa luta diária, um trabalho que começou há 50 anos atrás, com meu pai e minha mãe, que começaram a produção”, afirmou Griebeler, que já havia conseguido obter, em 2024, o segundo lugar no concurso leiteiro da Expointer na categoria vaca adulta. “Para chegar a esse resultado, a genética é muito importante, mas é preciso também muito trabalho, com manejo e alimentação apropriada”, destacou.
Na categoria adulta, o primeiro lugar ficou com a vaca STA Clara FF Mior Cileidi 1022 DOC TE, de Felipe Mior, da Fazenda Mior, de Serafina Correa (RS). A produção ficou em 94,79 quilos de leite. A propriedade ganhadora participou da Expointer pela primeira vez neste ano. “Agora, pretendemos vir sempre para a feira”, comemora o nutricionista Fernando Mocellin, que representou o criador.
Mocellin ressaltou que a genética e o manejo são fatores determinantes de uma raça de excelência. “A vaca pariu há 80 dias e, agora, ela está no auge e consegue expressar toda a produção. Esta certificação é muito importante. Significa que o tratamento individualizado que elas recebem na Expointer resulta na expressão de um grande potencial”, diz ele.
O presidente da Gadolando, Marcos Tang, afirmou que para o criador ganhar um concurso leiteiro é preciso dedicação e trabalhar o temperamento da vaca. “Estes animais estão sendo ordenhados na presença de um grande público. Isto significa que são extremamente domésticos. Podemos dizer que todos os esforços refletem as atividades desenvolvidas por associações, mas acrescento que é difícil construir um plantel”, disse.
Raça Jersey
A raça Jersey também conquistou dois novos recordes no concurso leiteiro da Expointer 2025. Na categoria adulta, a vaca ganhadora foi Escondida Ian da Ventana, que produziu 83,4 quilos de leite em um dia, maior marca já obtida. O animal pertence à criadora Carmem Petersen Dias da Costa, de Boa Vista do Incra (RS).
Já na categoria Animal Jovem, a vencedora foi Angel Sinatra 304 Cabanha da Figueira, que produziu 51,5 quilos de leite, um recorde nacional da raça para vacas até 36 meses. O animal faz parte do plantel dos criadores Geferson Tessmer e Janice Tessmer, de São Lourenço do Sul.
Participaram do concurso da raça Jersey cinco vacas jovens e três adultas. Foram realizadas três ordenhas em 24 horas.
Doação
A Gadolando destaca que, apesar do nome, a comemoração do “Banho de Leite” não usa produto que poderia ser consumido por humanos. O material usado na cerimônia é uma mistura de leite de descarte – portanto, impróprio para consumo -, água morna e cal.
Ao final do Banho de leite foi realizado o lançamento da próxima Fenasul Expoleite, que ocorre em 2026. Além disso, foram doados mil litros de leite para entidades assistenciais do município de Esteio.