quarta-feira, setembro 17, 2025

Abate de bovinos no Brasil deve cair 9% em 2026, diz Datagro

Abate de bovinos no Brasil deve cair 9% em 2026, diz Datagro

A Datagro prevê queda de 9% no abate brasileiro de bovinos em 2026, após quebra de 5% projetada para este ano, reflexo do processo de retenção de fêmeas típico da virada de ciclo pecuário. A avaliação foi feita durante evento promovido pela consultoria em São Paulo nesta quarta-feira (17/9).

“Se a gente olha os diferenciais de base, temos visto Mato Grosso do Sul com preços mais caros que São Paulo e Mato Grosso com preços muito próximos. Isso não é tão comum”, observou Guilherme Jank, analista de pecuária da consultoria.


Jank explicou que o país passa por um processo heterogêneo de transição de ciclo, com as praças pecuárias da região Norte do país com uma trajetória de alta mais acentuada quando comparado com as praças do Sul do país.

“São todas praças de fêmeas, de cria, e quando isso começa a aparecer numa trajetória mais longa é porque tem alguma coisa por trás dizendo que já tem uma restrição de oferta querendo se materializar”, destacou o analista.

- Advertisement -

Outro ponto de atenção levantado pela consultoria é a possibilidade de formação de La Niña a partir do ano que vem. O fenômeno, segundo modelo desenvolvido pela Datagro, tem impacto direto na taxa de abates do país ao causar chuvas acima da média nas regiões central e norte do país – cenário favorável para formação de pasto e retenção de animais.

“A gente ainda está em liquidação de rebanho, mas não estamos mais com a mesma disponibilidade de estoque. Portanto, a alta de abates não é mais um cenário estrutural, ela já ocorre de forma fragmentada, com sinais de inflexão”, completa Jank.

Últimas Notícias

Mais notícias