La Niña pode influenciar safra 2025/26 do cacau
Os futuros de cacau encerraram a semana de 19 de setembro próximos aos níveis registrados na semana anterior. Em Nova York, o contrato de dezembro de 2025 fechou a 7.243 USD/t e, em Londres, a 5.055 GBP/t. Segundo o mercado, “em ambos os mercados, os fechamentos ficaram acima de seus respectivos níveis de suporte, e novas oscilações seguem no radar enquanto o mercado aguarda novas informações, dada a proximidade da safra que começa em outubro”. Analistas destacam que a atenção está voltada para os fatores que podem influenciar os preços nas próximas semanas.
Considerando o calendário da cultura, especialistas reforçam que “um clima equilibrado, com chuvas e períodos adequados de luminosidade é essencial para o bom desenvolvimento dos frutos e para o florescimento da safra intermédia”. Carolina França, analista de inteligência de mercado da Hedgepoint Global Markets, afirma que “as condições climáticas dos próximos meses terão influência direta tanto no desempenho final da safra principal 2025/26, que se inicia em outubro, quanto no início da próxima safra intermédia (abril/26 a setembro/26). Esta última foi significativamente afetada no ciclo corrente pela escassez de chuvas durante o período crítico de desenvolvimento dos frutos”.
No Equador, terceiro maior produtor de cacau, analistas informam que o La Niña tende a reduzir as chuvas na faixa costeira no começo da estação chuvosa, exigindo atenção à umidade do solo e ao ritmo de desenvolvimento dos frutos entre outubro e dezembro. Para os próximos dias, modelos climáticos indicam chuvas acima da média para a região, assim como para a África Ocidental.


