terça-feira, outubro 14, 2025

Brasil forneceu quase 90% da soja importada pela China em 2025

Brasil forneceu quase 90% da soja importada pela China em 2025

A China importou 12,87 milhões de toneladas de soja em setembro, segundo dados alfandegários do país, o que representa um aumento de 13% em relação ao mesmo mês do ano anterior e o segundo maior volume desde o início da série histórica, em janeiro de 2001. Somente em maio deste ano, as importações foram ligeiramente superiores.

Nos primeiros nove meses do ano, as importações totalizaram 86,18 milhões de toneladas, superando em 5,5% o nível do mesmo período do ano passado. Desse total, a participação dos embarques do Brasil ficou entre 85% e 89%, segundo levantamento do Commerzbank.


Em julho e agosto, pouco mais de 3% e menos de 2% vieram dos EUA, respectivamente. Dados sobre a origem da soja em setembro serão publicados pela autoridade alfandegária em alguns dias. Há muitos indícios de que a maior parte das importações em setembro também veio do Brasil, ressalta o banco.

“Isso ocorre porque a nova safra americana está apenas começando a chegar ao mercado, o que provavelmente se refletirá em importações com um atraso de um a dois meses. Além disso, as tarifas de importação de 10% da China sobre a soja americana, em vigor desde a primavera, provavelmente afastaram os compradores chineses”, escreveu o Commerzbank em relatório assinado por Carsten Fritsch.

- Advertisement -

“A recente escalada no conflito comercial entre os EUA e a China, portanto, ocorre em um momento muito desfavorável para os exportadores americanos. O preço da soja, portanto, está sob pressão. No entanto, como a queda de preço tem sido bastante limitada, o mercado aparentemente permanece esperançoso de que um acordo ainda seja alcançado.”

Últimas Notícias

Mais notícias