Marca premium ajudará AGCO a crescer na América Latina
A Fendt, marca premium da AGCO, deu mais um passo na estratégia de expansão pela América do Sul. Após consolidar presença no Brasil e no Paraguai, a empresa anunciou a abertura de três concessionárias na Argentina. O movimento integra o plano global de crescimento da Fendt, que pretende multiplicar por oito o tamanho de suas operações no continente até 2030.
O vice-presidente da AGCO América do Sul, Marcelo Traldi, destacou que a chegada da Fendt à Argentina ocorre em um momento econômico mais favorável e em um dos mercados agrícolas mais relevantes do continente. “A Argentina sempre foi um mercado pujante. Agora, com maior abertura para importações e demanda por máquinas de grande porte, vimos uma oportunidade real de introduzir nosso portfólio premium”, afirmou.
A marca completa 95 anos de história em 2025 e, no Brasil, atua desde 2019, onde soma hoje 38 concessionárias — além de duas no Paraguai. Na Argentina, a operação começa com três representantes localizados na região da Pampa Úmido, que concentra cerca de 80% da produção agrícola do país, abrangendo as províncias de Buenos Aires, Córdoba e Santa Fé.
As vendas começarão em janeiro, e as primeiras entregas estão previstas para março, coincidindo com o início do calendário de feiras agropecuárias na América do Sul.
Diferencial
Com um portfólio voltado a produtores de grande escala, a Fendt chega ao mercado argentino oferecendo garantia de três anos para tratores, colheitadeiras e pulverizadores — o triplo do padrão do setor. “É um diferencial importante e demonstra confiança na robustez e na tecnologia das nossas máquinas”, afirmou Traldi.
As máquinas comercializadas na Argentina serão importadas da Alemanha (tratores), dos Estados Unidos (pulverizadores) e do Brasil (colheitadeiras). A empresa avalia, no médio prazo, ampliar a integração produtiva, mas descarta uma fábrica local neste primeiro momento. A AGCO já mantém no país uma planta da Valtra em General Rodríguez, onde são produzidos tratores e motores, além de um centro de treinamento e um hub de distribuição de peças em Aedo.
O diretor de Marketing e Produto da AGCO, Fábio Dotto, reforçou que a aposta na América do Sul está baseada na demanda por produtividade e eficiência, comum a todos os países da região. “As áreas agrícolas estão praticamente estáveis, então o crescimento vem de ganhos de produtividade. Nossas soluções trazem performance superior, economia de combustível e conectividade embarcada”, disse.
O plano de expansão segue alinhado à estratégia global traçada pelo CEO da AGCO, Eric Hansotia, que prevê a expansão da Fendt para os principais polos agrícolas do mundo. A marca europeia passou a investir de forma coordenada na América do Sul, América do Norte e na Ásia-Pacífico.
Assim como no Brasil, a Fendt atuará na Argentina com banco próprio, lá chamado de AGCO Capital, oferecendo linhas de crédito de cinco a sete anos. Parte das operações será feita em dólar, dado o perfil exportador dos produtores argentinos.
Na área de tecnologia, os equipamentos chegam com sistemas embarcados de telemetria e coleta de dados. Segundo Dotto, as soluções da Fendt operam mesmo em áreas com oscilação de sinal: “Os dados ficam armazenados e são transmitidos assim que a conectividade é restabelecida. A Pampa Úmida tem boa infraestrutura, o que favorece o uso das nossas plataformas digitais”.
Dois dos novos grupos concessionários da Fendt já eram representantes da Valtra, e outro pertence ao Grupo Valcarce, de Buenos Aires, que possui experiência no agronegócio.


