quarta-feira, novembro 12, 2025

Sem citar o Brasil, Trump diz que vai reduzir tarifa sobre café

Sem citar o Brasil, Trump diz que vai reduzir tarifa sobre café

O presidente americano Donald Trump disse que os Estados Unidos vão reduzir “algumas tarifas sobre importações de café”. A declaração foi dada em entrevista ao programa “The Ingraham Angle”, na Fox News, na noite de terça-feira (11/11), segundo a agência Reuters. “Vamos baixar as tarifas sobre o café e vamos ter algum café entrando [nos EUA]”, afirmou.

Trump não informou a origem do produto cujas tarifas devem ser reduzidas, mas o Brasil é o maior fornecedor de café aos Estados Unidos e vem negociando com autoridades americanas a retirada da taxa de 50%, que entrou em vigor em agosto. Naquele mês, os EUA impuseram o tarifaço a uma série de produtos brasileiros.


Em encontro mês passado com Trump, na Malásia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu a retirada da taxa sobre produtos brasileiros, entre os quais o café.

Os EUA são os maiores importadores mundiais de café, com cerca de 24 milhões de sacas consumidas ao ano. Em 2024, o Brasil forneceu 8,1 milhões de sacas ao mercado americano, segundo o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

- Advertisement -

Na semana passada, Marcos Matos, diretor-geral do Cecafé informou ao Valor que as negociações com o governo americano sobre as tarifas contemplavam duas possibilidades: pedir uma suspensão temporária do tarifaço, por 90 dias, até um acordo comercial definitivo, ou a isenção do imposto.

A imposição das tarifas sobre o café fez os preços subirem nos EUA, uma preocupação para o governo Trump. Na entrevista na semana passada, Marcos Matos mencionou que dados recentes de inflação do país mostraram que o café foi o item que mais subiu em 12 meses até setembro. O café torrado e moído teve alta de 18,9% no período.

Segundo o Cecafé, em decorrência do tarifaço, as exportações brasileiras de café aos EUA caíram 46% em agosto e 52,8% em setembro.

Últimas Notícias

Mais notícias