Acordo entre Brasil e China traz máquinas agrícolas acessíveis à agricultura familiar
O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) participou hoje de uma joint-venture entre a empresa chinesa Hans Machineries e a empresa brasileira Livefarm para a parceria produtiva e transferência de tecnologia entre ambas para a produção de máquinas agrícolas de pequeno porte com alta tecnologia. Participaram do encontro Joelcio Carvalho, diretor executivo da LiveFarm, e April Jiang, executiva da Hans Machineries.
Hoje ainda há pouca mecanização da agricultura familiar brasileira. Com maior mecanização e produtos de tamanho e preço adaptados, isso pode melhorar a produtividade e condições de trabalho dos agricultores familiares. “Estamos pensando nisso mais do que compra e venda de equipamentos, mas como elo de transformação no Brasil, desenhando equipamentos que não forcem o agricultor familiar a procurar uma máquina melhor, mas sim uma máquina certa que facilite seu trabalho, mantenha o jovem no campo e reduza as desigualdades de gênero no trabalho rural”, declarou o executivo da LiveFarm. A empresa pretende construir esses equipamentos em plantas de produção no Ceará, Paraíba e na Bahia.
Fátima Torres, presidente da Unicafes, destacou a importância da mecanização para aposentar a enxada e melhorar a qualidade de vida no campo. “Cada hora que o trabalhador rural consiga ficar fora do sol, com tecnologia, é melhoria de saúde, de qualidade de vida, e com maior produtividade, aumenta a renda e o tempo do produtor. Nosso papel nessa parceria são as cooperativas ajudarem a reduzir o custo de acesso dos agricultores cooperados a estes equipamentos.”


