Apicultura entra em fase de alta produção no RS
De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (18), a apicultura no Rio Grande do Sul entra em um período de intensificação das atividades em função do aumento da floração e da elevação das temperaturas. As colônias estão em plena produção de mel e em fase de expansão, com aumento da postura das rainhas e crescimento da população de operárias, o que exige maior espaço nas colmeias e atenção à oferta de alimento.
Na região administrativa de Bagé, as chuvas registradas entre os dias 8 e 10 de novembro limitaram temporariamente a saída das abelhas campeiras para a coleta de néctar e pólen. Ainda assim, os apicultores realizam a colheita e projetam resultados superiores aos da última safra. Em Caxias do Sul, a Emater/RS-Ascar aponta que a postura intensa das rainhas resultou no aumento da população de abelhas nos enxames.
Nas regiões administrativas de Frederico Westphalen, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Rosa e Soledade, observa-se aumento expressivo da enxameação, acompanhado da captura de enxames. Conforme a Emater/RS-Ascar, os enxames estão em plena atividade, com bom desenvolvimento das colmeias, e a coleta de mel segue em diversas localidades, com rendimentos considerados satisfatórios e perspectiva de safra positiva.


