sexta-feira, dezembro 26, 2025

Mesmo com queda, soja e carne impulsionam saldo do agro

Mesmo com queda, soja e carne impulsionam saldo do agro

Mesmo com queda mensal de 13%, o agronegócio brasileiro exportou US$ 13,4 bilhões

Mesmo com queda mensal de 13%, o agronegócio brasileiro exportou US$ 13,4 bilhões em novembro, segundo a consultoria Itaú BBA, com base nos dados da Secex. O destaque ficou para a soja e a carne bovina, que cresceram 64% e 40%, respectivamente, frente a novembro de 2024.


Na proteína animal, a carne bovina in natura alcançou 318,5 mil toneladas exportadas, com preço médio 13% superior ao ano anterior. Por outro lado, carne suína e carne de frango apresentaram quedas de 14% e 6,5% nos volumes, respectivamente.

No setor sucroenergético, o etanol teve retração de 38%, enquanto o açúcar refinado cresceu 13% em volume, mesmo com queda de 22% no preço. Já o milho avançou 6,4% no volume exportado, com alta de 5,5% nos preços. Os dados mostram que, apesar da retração mensal, segmentos como soja e carne bovina seguem sustentando a balança comercial do agro. O desempenho de novembro indica tendência de resiliência em setores-chave, mesmo com oscilações nos preços internacionais.

Últimas Notícias

Mais notícias