sexta-feira, janeiro 23, 2026

Exportações de soja batem recorde em Goiás

Exportações de soja batem recorde em Goiás

A projeção da Conab para a safra goiana 2025/26 indica redução de produtividade

De acordo com a edição de janeiro do informativo mensal “Agro em Dados”, elaborado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a recuperação do regime hídrico em dezembro permitiu a normalização e a conclusão da semeadura da soja em Goiás, com replantios pontuais em áreas que apresentaram menor estande.


A projeção da Conab para a safra goiana 2025/26 indica redução de produtividade em relação à temporada anterior. Ainda assim, a ampliação da área cultivada assegurou bom desempenho da produção de soja no estado, em movimento semelhante ao observado no cenário nacional. De acordo com o informativo, as condições climáticas seguem como fator determinante para garantir a qualidade da colheita e níveis adequados de produtividade.

No acumulado de janeiro a novembro de 2025, os municípios de Rio Verde, Jataí, Cristalina, Montividiu e Itumbiara se consolidaram como os principais exportadores de soja em grão de Goiás. Conforme o Agro em Dados, esse desempenho está diretamente relacionado à relevância produtiva dessas regiões, que também concentram as maiores capacidades estáticas de armazenagem do estado, consideradas estratégicas para a eficiência logística, a comercialização na entressafra e a preservação da qualidade do produto.

- Advertisement -

Ainda segundo a 75ª edição do Agro em Dados, Goiás superou, no acumulado de janeiro a novembro de 2025, o recorde de volume exportado do complexo soja registrado em 2023. Apesar do avanço nos embarques, o grão apresentou desvalorização e atingiu o menor valor por tonelada dos últimos cinco anos, cenário que, conforme o informativo, exige maior atenção ao mercado e reforça a necessidade de adoção de estratégias de comercialização por parte dos produtores goianos.

Últimas Notícias

Mais notícias