“Em todos esses estudos, o tema comum é eficiência”
A variabilidade na qualidade do farelo de soja tem levado a novas pesquisas voltadas à eficiência nutricional na avicultura. Estudos indicam que compostos naturais presentes na soja, como os Inibidores de Tripsina, podem reduzir o aproveitamento de proteínas, afetar a saúde intestinal e comprometer o desempenho zootécnico das aves.
Pesquisas com o uso da protease CIBENZA® em dietas para frangos de corte formuladas com diferentes níveis desses inibidores mostraram que concentrações mais elevadas estiveram associadas a menor ganho de peso e pior conversão alimentar. A inclusão da protease da NOVUS contribuiu para recuperar crescimento e rendimento de carcaça em aves expostas a maiores níveis de Inibidores de Tripsina. Análises de expressão gênica também apontaram melhora nas vias digestivas e metabólicas, além de indicadores mais consistentes de função intestinal.
No campo dos microminerais, estudos com o mineral orgânico bi-quelatado MINTREX® avaliaram a substituição de fontes inorgânicas de zinco, manganês e cobre. Resultados indicaram respostas favoráveis em crescimento e eficiência alimentar, além de melhor qualidade de carcaça, com redução de lesões e condenações em condições comerciais. Em poedeiras, a substituição parcial ou total de minerais inorgânicos esteve associada a melhorias mensuráveis na qualidade dos ovos.
“Em todos esses estudos, o tema comum é eficiência”, destaca Rasha Qudsieh, gerente global sênior de enzimas e microbianos da NOVUS. “Os produtores buscam formas de obter mais valor dos ingredientes que já utilizam. Essas pesquisas mostram que alinhar estratégias de utilização de enzimas e minerais às condições reais de produção pode ajudar a otimizar o desempenho e gerar benefícios reais para o produtor.”


