sexta-feira, fevereiro 13, 2026

Produtores buscam alternativas para renovar frota de máquinas

Produtores buscam alternativas para renovar frota de máquinas

O cenário de altas taxas de juros e a preocupação com endividamento têm feito produtores rurais procurarem por alternativas para a renovação da frota de máquinas agrícolas. No Show Rural Coopavel, feira realizada em Cascavel (PR) nesta semana, há casos de agricultores que iniciaram a pesquisa para a aquisição de um novo equipamento na edição passada e concluíram o negócio neste ano, assim como há produtores do mesmo núcleo familiar que se uniram para viabilizar uma compra conjunta.

Rafael Piovesan, de Moreira Sales, no oeste paranaense, trabalha com produção de feno e pré-secados destinados à suinocultura mantida na propriedade e também para venda externa. Durante o Show Rural, ele fechou negócio para compra de uma enfardadora de fardos cilíndricos de câmara variável e embaladora integrada.


“A ideia é facilitar a operação, já que a máquina tem duas funções. Além disso, consigo reduzir do processo um trator e um operador, diminuindo o custo com combustível e podendo redirecionar a mão de obra. Imagino que teremos um ganho”, afirma.

Piovesan conta que vinha “namorando” a máquina desde a edição anterior do Show Rural, quando teve o primeiro contato com o equipamento. Depois disso, visitou o estande da montadora em outras feiras ao longo do ano, como a Expointer, no Rio do Grande do Sul. Foi lá que ele recebeu o convite para conhecer a máquina na fábrica, o que ele considera como crucial para a tomada de decisão.

- Advertisement -

Outro aspecto fundamental foi a negociação e o planejamento financeiro. O produtor só decidiu pela compra depois de concluir que o valor das parcelas do financiamento poderia ser quitado com os ganhos da atividade de fenação – ele também atua com avicultura. “O meu negócio precisa ser rentável e uma atividade não pode cobrir falhas da outra. Eu não tenho espaço para erros”, salienta.

Produtor Rafael Piovesan na feira de Cascavel — Foto: Carolina Mainardes
Produtor Rafael Piovesan na feira de Cascavel — Foto: Carolina Mainardes

Ele optou pelo Pronamp Investimento como linha de financiamento, dentro do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), com taxa de juros de 10% ao ano e prazo de oito anos para pagar.

Kellen Bormann, diretora de vendas da Massey Ferguson, onde o produtor efetivou a compra, observa que a empresa busca alternativas de negócios para os diferentes perfis de produtores que visitam o estande da montadora no Show Rural. E faz uma avaliação positiva do evento. “Estamos vendo, em relação ao ano passado, uma predisposição maior aos negócios. O clima está ajudando, o humor muda”.

- Advertisement -

Aquisição familiar

Operações de crédito para aquisição coletiva de máquinas, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), também são frequentes nesta edição da feira de Cascavel. No Sicredi, três contratos foram efetivados com produtores do mesmo núcleo familiar que se uniram para comprar uma máquina.

Foi o caso dos irmãos Tiago José Arnold e Rodrigo Arnold, de Toledo (PR), que fizeram o financiamento coletivo, juntamente com as esposas de ambos e o aval dos pais deles. Os irmãos têm o cultivo de soja como atividade principal e se uniram para a compra de uma colheitadeira. Rodrigo salienta que conseguiram um preço promocional durante o evento.

Com a colheita da soja em andamento, a produtividade média, segundo Tiago, tem ficado entre 70 sacas e 88 sacas por hectare, num total de áreas que somam aproximadamente 100 hectares de lavoura. O bom resultado no campo ajudou na tomada de decisão pela compra do novo equipamento.

“Uma boa produção dá uma segurança maior”, avalia. Para eles, o planejamento financeiro na hora de fazer um investimento também é fundamental. “A gente tem que dar o passo certo para conseguir arcar com o financiamento”.

Últimas Notícias

Mais notícias