Embarques de soja alcançam recorde
A exportação de soja do Brasil atingiu recorde em abril, com 16,75 milhões de toneladas embarcadas, segundo dados divulgados pelo Cepea com base na Secex. O avanço foi puxado pela demanda internacional, sobretudo da China, e ajudou a sustentar a receita do setor em meio à ampla oferta interna e ao recuo das cotações domésticas.
Mesmo com a ampla oferta interna, a desvalorização cambial e a queda das cotações no país, as vendas externas continuam dando suporte à receita do setor. Em abril, o Brasil exportou 16,75 milhões de toneladas de soja, o maior volume da série histórica da Secex, segundo dados divulgados pelo Cepea.
O resultado representa alta de 15,35% em relação ao volume embarcado em março. Na comparação com abril de 2025, o crescimento foi de 9,6%.
A China teve papel central no avanço das exportações brasileiras. Segundo dados divulgados pelo Cepea, os embarques de soja para o país asiático cresceram 17,6% de março para abril. A demanda chinesa segue como um dos principais fatores de sustentação para o mercado exportador brasileiro, em um cenário de elevada disponibilidade interna do grão.
Apesar do desempenho recorde nos embarques, o mercado interno ainda sente os efeitos da ampla oferta e do recuo nas cotações domésticas. Nesse contexto, as exportações funcionam como ponto de equilíbrio para a cadeia da soja, ajudando a absorver parte da produção nacional e a manter o fluxo de receita em um momento de preços pressionados.
