quarta-feira, maio 27, 2026

União Europeia amplia participação nas compras de café do Brasil

União Europeia amplia participação nas compras de café do Brasil

A União Europeia ampliou sua participação nas compras de café do Brasil no acumulado de janeiro a abril. E essa participação pode ter um novo impulso com a entrada da safra de café arábica, cuja colheita ganha força em julho, de acordo com o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

No acumulado de janeiro a abril, os embarques para a União Europeia somaram 5,48 milhões de sacas de 60 quilos. O volume representou uma queda de 6,6% em relação ao primeiro quadrimestre de 2025, queda associada à pouca disponibilidade de café. Ainda assim, o bloco respondeu por 47,1% dos embarques brasileiros do grão, contra 42,4% no mesmo período de 2025.


A Europa foi o destino de 55% das exportações brasileiras de café no acumulado de janeiro a abril, ante 48,8% no mesmo período do ano passado.

“O volume cai porque a disponibilidade está menor e a União Europeia ainda não viu a entrada da safra de café arábica. Mas a exportação está se concentrando mais no bloco”, avaliou Marcos Matos, diretor-geral do Cecafé.

- Advertisement -

Há expectativa no setor que o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia (UE), que entrou em vigor neste mês, possa beneficiar os exportadores brasileiros de café. A previsão é que o café tenha uma eliminação de tarifas, que atualmente é de 4,2% na média.

Matos acrescentou que também há expectativa de aumento dos embarques para os Estados Unidos, com a entrada da safra. Em abril, os Estados Unidos já voltaram a liderar as compras de café do Brasil, com 451.506 sacas, ante 561.002 sacas em abril de 2025, queda de 19,52%.

No acumulado de janeiro a abril, a Alemanha ainda lidera as compras, com 1,563 milhão de sacas e queda de 12,8%. Os EUA registraram 1,390 milhão de sacas no quadrimestre, queda de 41,5%.

- Advertisement -

“Os EUA assumiram a primeira posição em abril. Acho que com a nova safra o setor deve fechar novos contratos com os importadores americanos”, afirmou Matos.

O diretor-geral do Cecafé observou que o desempenho de exportações em abril ficou dentro do esperado, com uma pequena retração em volume, em consequência dos estoques baixos, e receita menor devido à queda de 18,1% no preço médio da saca de café arábica, em relação ao mesmo mês de 2025, para US$ 355,18.

A exportação de robusta e conilon cresceu 374% em abril, para 497.019 sacas, por conta da entrada da safra nova e de estoques remanescentes ainda altos. Mas o preço mais baixo do robusta em relação ao preço do arábica fez com que o efeito na exportação total fosse menor. O preço médio do café robusta foi de US$ 222,56 por saca.

Últimas Notícias

Mais notícias