Alta atingiu tanto o feijão-carioca quanto o preto
A dificuldade de encontrar lotes de feijão de melhor qualidade, aliada à necessidade de reposição de estoques pelo varejo, tem favorecido a valorização do produto no mercado brasileiro. O movimento atingiu tanto o feijão-carioca quanto o preto, com aumentos registrados na maior parte das regiões pesquisadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Enquanto as cotações reagem às condições de comercialização, o setor também acompanha uma etapa importante do calendário. O plantio da primeira safra de 2026/27 e o início da colheita em São Paulo colocam as condições meteorológicas entre os principais pontos de atenção de produtores e agentes comerciais.
Nesse período, a pesquisa ampliou sua abrangência geográfica e passou a reunir informações de 51 praças comerciais, localizadas em 15 estados e no Distrito Federal. A coleta contempla mercados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
A metodologia considera as particularidades da produção brasileira, distribuída em três safras ao longo do ano. Por isso, as localidades acompanhadas podem variar conforme a disponibilidade regional do grão, permitindo observar diferentes momentos de oferta e comercialização.
