Feira destaca genética do gado holandês e jersey
Com projeção de movimentar aproximadamente R$ 500 milhões em negócios, tem início nesta terça-feira (5/8) a 25ª edição da Agroleite. O evento, promovido pela Cooperativa Castrolanda, em Castro (PR), acontece até a próxima sexta-feira (8/8) e coloca em evidência uma das principais bacias leiteiras do país.
“Nosso intuito é fomentar a cadeia do leite, proporcionando negócios e levando conhecimento e tecnologia aos produtores para aumentar produtividade e rentabilidade”, destaca o presidente da Castrolanda, Willem Bouwman.
O evento promoverá visitas técnicas a propriedades que são referência no setor. Algumas das fazendas da região registram os mais altos índices de produtividade nacional, com volume de produção diária que ultrapassa 20 mil litros de leite. Investimento em genética do gado, tecnologia e manejo estão entre as estratégias adotadas pelos produtores.
Em 2024, os cooperados da Castrolanda produziram 536,4 milhões de litros de leite, aumento de 6,4% em comparação com o ano anterior. Bouwman destaca o know-how da cooperativa na produção leiteira e a importância das inovações “para que o produtor encontre ferramentas para se manter no negócio, viabilizando uma produção com custo menor”.
Outros pontos altos da feira são a exposição e julgamento oficial das raças leiteiras – que contará com a participação de 548 animais das raças holandesa e jersey -, torneio leiteiro e o concurso de silagem. Gustavo Viganó, gerente da Agroleite, comenta que o número de animais inscritos é em torno de 15% superior ao do ano passado.
A programação do evento inclui ainda palestras, seminários e painéis organizados pelas áreas de Negócios da Castrolanda, voltados às etapas de produção do leite e de outras atividades do setor agropecuário, como suinocultura e ovinocultura. Na sexta-feira, o Fórum da Agricultura receberá o ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, para falar sobre os impactos dos cenários global e nacional no agronegócio brasileiro.
Expositores apresentarão lançamentos de produtos, máquinas e equipamentos voltados à atividade agropecuária. Na Dinâmica de Máquinas Agrícolas, os visitantes poderão conferir demonstrações de soluções em mecanização para fenação, colheita e distribuição de forragens. Nesta edição, 131 empresas são patrocinadoras da feira.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_afe5c125c3bb42f0b5ae633b58923923/internal_photos/bs/2025/k/A/jsCQjoS22BoUngVeZSEw/agroleite-desfile-animais-arquivo-castrolanda.jpg)
Também será realizado durante a programação da Agroleite o lançamento da pedra fundamental do Centro de Excelência em Bovinocultura de Leite. O complexo educacional vai oferecer cursos de nível técnico-profissionalizante e especializações gratuitos e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). A previsão é que o local entre em funcionamento a partir de 2027.
O empreendimento receberá investimentos de R$ 32 milhões. “Nós já somos referência nacional na pecuária leiteira. Com esse complexo, consolidaremos nosso papel no que diz respeito à formação de profissionais qualificados, fazendo com que o setor possa avançar cada vez mais”, ressalta Ágide Eduardo Meneguette, presidente interino do Sistema Faep, uma das entidades envolvidas no projeto.