terça-feira, novembro 18, 2025

Algodão, etanol de milho e leguminosas de MT terão convênio para promoção de exportações

Algodão, etanol de milho e leguminosas de MT terão convênio para promoção de exportações

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) assinará na próxima segunda-feira (24/11), em Mato Grosso, três convênios de promoção internacional envolvendo os setores de algodão, etanol de milho e pulses (sementes secas de leguminosas, como feijão e lentilha). Os acordos, com duração de dois anos, preveem ações de promoção comercial, participação em feiras, campanhas e apoio a produtores e exportadores no valor de R$ 42,6 milhões.

O convênio do algodão concentra a maior parte dos recursos, em torno de R$ 34 milhões, e tem como foco os mercados asiáticos, incluindo a China e países do Sudeste Asiático. O acordo de pulses mira especialmente a Índia, principal consumidora global de feijões e lentilhas.


Já o convênio do etanol de milho acompanha a expansão das indústrias instaladas em Mato Grosso e busca fortalecer a presença brasileira no mercado internacional, com destaque também para a Índia.

“Nós vamos ter uma missão em fevereiro para a Índia. Este talvez seja o país com o maior potencial de crescimento do comércio, em torno de US$ 12 bilhões, podendo chegar a US$ 50 bilhões em uma década”, destacou o presidente da Apex-Brasil Jorge Viana.

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A missão deve contar com a participação de cerca de 300 empresários brasileiros visando ampliar oportunidades para produtos brasileiros, com atenção especial aos pulses produzidos no Mato Grosso. “A Índia é um país que tem um mercado consumidor de 1,4 bilhão de habitantes e que o Brasil está fora. Agora que a gente conseguiu fazer reciprocidade de visto, eu acho que esse comércio vai viver uma fase de expansão”, completou Viana.

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