“A relação de troca impõe ao produtor um desafio de decisão”

“A relação de troca impõe ao produtor um desafio de decisão. Com margens mais apertadas, a escolha das soluções tecnológicas para o campo será feita com lupa, priorizando eficiência agronômica e segurança. Não é só uma questão de custo, mas de gestão de risco e sustentabilidade produtiva”, afirma Leonardo Sodré, CEO do Grupo GIROAgro.
Embora a China tenha sinalizado flexibilização nas exportações, os efeitos são limitados e a oferta global continua instável. Sem alívio nos preços, muitos produtores buscam alternativas como nutrição de manutenção e uso mais eficiente dos recursos aplicados ao solo. A situação exige cautela, boa gestão e apoio técnico para manter a produtividade sem comprometer a sustentabilidade financeira das lavouras.
“Estamos em um ciclo onde quem estiver tecnicamente amparado e bem informado terá condições de superar as turbulências. É hora de investir em conhecimento e proximidade com quem conhece o solo, a planta e o mercado”, complementa.