Esse cenário começou a mudar em 2021
A produção de morangos no Uruguai passou por uma transformação significativa nos últimos anos, alterando um modelo historicamente baseado no cultivo em solo. Segundo informações da Hydroponic Systems, até pouco tempo atrás a hidroponia era pouco difundida no país, restrita a estruturas improvisadas, com baixo controle técnico e resultados irregulares em produtividade e qualidade.
Atualmente, mais de 160 mil plantas de morango são cultivadas de forma hidropônica por diferentes produtores, ocupando uma área superior a 16 mil metros quadrados, com planos de superar 200 mil plantas na próxima safra. O desempenho do sistema está diretamente ligado à melhor saúde das raízes, mantidas de forma uniforme no substrato, evitando contato com superfícies úmidas ou contaminadas, o que reduz o estresse das plantas e a incidência de doenças.
Adaptado às condições locais e ao uso em estufas tipo macrotúnel, o sistema demonstra desempenho consistente, diferentemente de soluções suspensas que enfrentaram limitações climáticas. O avanço observado indica uma mudança estrutural na produção de morangos, sustentada por dados, resultados práticos e rentabilidade crescente.


