sexta-feira, novembro 28, 2025

Batata-doce vai virar etanol e ração animal em Presidente Prudente

Batata-doce vai virar etanol e ração animal em Presidente Prudente

batata-doce vai ganhar um novo uso no próximo ano em Presidente Prudente, no interior paulista, segundo maior polo de produção desse tubérculo no país que tem plantio e colheita o ano todo. A Agropecuária Vista Alegre, dona do frigorífico Better Beef e do maior confinamento coberto e concretado da América do Sul, com capacidade para 35 mil bovinos, pretende produzir etanol a partir do excedente de batata-doce produzido na região.

O investimento previsto é de R$ 12 milhões e inclui a implantação de um biodigestor para a produção de biogás que será usado no processo industrial

O gerente industrial da Vista Alegre, David de Carlo Fernando Junior, diz que a agropecuária já tem uma planta que produz 10 mil litros de etanol neutro a partir da levedura de usinas sucroalcooleiras da região e de uma cervejaria. O produto é vendido para uma indústria química.


O plano agora é adaptar e ampliar a indústria para fabricar 25 mil litros de etanol por dia, sendo 15 mil provenientes da fermentação da batata-doce. Serão produzidos três tipos de álcool: carburante, que vai abastecer a frota da empresa, industrial e neutro. O subproduto resultante do etanol de batata-doce será usado na produção de 50 toneladas por dia de ração animal.

“Vamos garantir a nossos parceiros agricultores, incluindo os pequenos produtores, a compra da batata-doce que é desclassificada para mesa, garantindo escoamento de 100% da produção regional, uma alternativa sustentável e de grande interesse econômico, livre de desperdícios”, diz David, acrescentando que a agropecuária também planeja plantar 650 hectares de batata-doce irrigada por pivô central, usando como adubo os resíduos da pecuária.

- Advertisement -

Segundo o gerente, testes laboratoriais já provaram que é viável usar a batata-doce para produzir açúcar e etanol. O projeto-piloto, que processou 300 kg de batata-doce, também foi bem-sucedido. A análise do resíduo proveniente da fermentação da batata-doce resultou em 29% de proteína, o que é muito bom para substituir o DDG do milho na fabricação da ração animal.

Além do confinamento e das duas unidades frigoríficas, a Vista Alegre tem 26 fazendas na região de Presidente Prudente, com pastagens e cana-de-açúcar, que também é usada na composição da ração do gado. O esterco coletado no confinamento é usado como adubo nos canaviais.

O projeto da indústria de etanol de batata-doce foi apresentado em julho na sexta edição da Batatec, em Prudente. Segundo Liberto Fortuna da Rocha, um dos organizadores da feira, o lançamento animou os produtores. O evento anual reúne, além dos agricultores, indústrias de máquinas e de defensivos, instituições bancárias e todos os elos da cadeia.

Últimas Notícias

Mais notícias