Além de elevar a produção, os biológicos apresentam vantagens importantes
O manejo integrado do cultivo de feijão com o uso de soluções biológicas tem se mostrado uma estratégia eficaz para aumentar a produtividade de forma sustentável. Segundo Éderson Santos, gerente de marketing da Biotrop, empresa líder em biológicos no Brasil, essa prática pode gerar um incremento de até 2 sacas por hectare, refletindo em ganhos significativos na rentabilidade dos produtores.
Além de elevar a produção, os biológicos apresentam vantagens importantes, como a ausência de fitotoxicidade e a possibilidade de uso combinado com outros defensivos agrícolas. Eles têm mostrado resultados consistentes em regiões com alta pressão de pragas e doenças, consolidando-se como uma ferramenta estratégica para unir produtividade, sustentabilidade e rentabilidade.
O cultivo do feijão enfrenta desafios como nematoides, doenças foliares, e pragas como mosca-branca, lagartas e percevejos. Para enfrentar esses problemas, a Biotrop oferece tecnologias biológicas como o Biomagno — que combina ação bionematicida e biofungicida — e o Bombardeiro, um biofungicida multissítio eficiente e seguro para o meio ambiente e aplicadores.