A soja continua como carro-chefe

A soja continua como carro-chefe, com produção encerrada em 169,5 milhões de toneladas. No entanto, o milho ganha protagonismo, com uma colheita estimada em 132 milhões de toneladas (+14,3%), impulsionada principalmente pela segunda safra, projetada em 104,5 milhões. Brisolara destaca que a boa distribuição de chuvas ao longo do ciclo foi fundamental para esse resultado, sobretudo em estados como São Paulo, que registraram aumento de produtividade de 14,3% nas duas safras.
No estado paulista, a produção total de grãos deve alcançar 11,5 milhões de toneladas, somando os ciclos de verão e inverno. Esse desempenho reforça a importância da região como produtora diversificada e resiliente, capaz de se recuperar rapidamente após adversidades climáticas, segundo análise da FT Agro.
Em nível global, o último relatório WASDE (julho/2025) projeta a produção mundial de milho em 1,266 bilhão de toneladas para a safra 2025/26. Os Estados Unidos seguem na liderança (398,93 milhões de toneladas), seguidos pela China (295 milhões) e o Brasil, consolidado como o terceiro maior produtor mundial, com 131 milhões de tonela