segunda-feira, setembro 8, 2025

Brasil fica em segundo lugar na Copa América dos Queijos

Brasil fica em segundo lugar na Copa América dos Queijos

queijo “Morro Azul”, produzido pela Queijos Pomerode, de Santa Catarina, segue ganhando espaço e reconhecimento internacional. Depois de figurar na lista dos 100 melhores queijos do mundo do Taste Atlas, site americano considerado a enciclopédia da gastronomia, a iguaria ficou em segundo lugar na 3ª edição da Copa América do Queijo, realizada no Peru.

O produto brasileiro é feito pelos irmãos Bruno e Juliano Mendes com leite de vaca e mofo branco e tem, além da cremosidade, notas amanteigadas e lácteas predominantes em um primeiro momento. Com o tempo, ganha intensidade e sabor que lembra a combinação de cebola e alho.


No concurso que reuniu 403 amostras de 11 países da América Latina, o campeão foi o “El Valle de Antón”, queijo de cabra da Fazenda Kiaora Farms, do Panamá. O “Maduro Oxapampa”, do Peru, garantiu o terceiro lugar.

Além do Morro Azul, outros produtos nacionais chamaram a atenção dos jurados, sendo incluídos na categoria “Super Oro”:

- Advertisement -
  • Queijo Brebis (Queijos Pomerode);
  • Madrepérola Velho Pitta (Queijaria Velho Pitta);
  • Taiada Silvania (Estância Silvania);
  • Queijo Mussarela (Laticínio Bom Gosto).
Conheça mais sobre o Morro Azul

O queijo fabricado em Santa Catarina homenageia um dos pontos turísticos da cidade de Pomerode e passa por um processo de retenção de umidade para garantir a textura. Na sequência, é salgado e envolvo em uma cinta de madeira. A maturação dura 30 dias.

Para o consumo, a empresa indica a harmonização com cervejas de baixo amargor, vinhos brancos, secos e refrescantes e espumantes secos. Além disso, combina com pão, frutas e mel.

Últimas Notícias

Mais notícias