quarta-feira, outubro 29, 2025

China volta a comprar soja dos EUA e preço do grão pode cair no Brasil

China volta a comprar soja dos EUA e preço do grão pode cair no Brasil

Depois de quase cinco meses, a China voltou a comprar soja dos EUA. Segundo agências internacionais, a estatal chinesa Cofco comprou três carregamentos de soja americana, somando cerca de 180 mil toneladas, com embarques previstos entre dezembro e janeiro. A compra acontece às vésperas do encontro entre Trump e Xi Jinping, o que mostra uma boa vontade política na operação.

Como consequência, para o Brasil, os prêmios nos portos devem começar a cair. Apesar da tendência, o prêmio do grão para entrega em outubro ficou nesta terça-feira (28/10) em US$ 1,80 o bushel em Paranaguá (PR), enquanto o de vencimento em fevereiro ainda era positivo, a US$ 0,60 o bushel.


O cenário reduz o apetite dos chineses por soja brasileira, ainda que, até o momento, o país tenha sido beneficiado pelo embate comercial entre as duas maiores nações do mundo. Segundo a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), o Brasil deve exportar 7 milhões de toneladas em outubro, 57,8% mais que no mesmo mês do ano passado. O número, porém, é 4,65 inferior ao projetado uma semana antes pela entidade, de 7,34 milhões de toneladas divulgadas na semana passada.

Para o farelo de soja, a Anec estima embarques de 2,08 milhões de toneladas, ante 2,09 milhões de toneladas na previsão anterior, incremento de 0,5%. Em relação a outubro do ano passado, está previsto um recuo de 15,3%.

Últimas Notícias

Mais notícias