Brusone preocupa produtores de trigo irrigado no estado
Segundo o 11º Levantamento de Safra divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a área de trigo irrigado em Goiás se manteve em 25 mil hectares, com produtividade média estimada em 5.400 kg/ha. O levantamento indica que algumas regiões já se encontram em fase de pré-colheita, enquanto muitas lavouras ainda estão no enchimento de grãos.
Em relação ao trigo de sequeiro, a área permanece em 60 mil hectares, e a colheita já foi concluída no estado. Os rendimentos variaram entre 20 e 45 sacas por hectare. O levantamento aponta que, embora muitos produtores tenham sido beneficiados pelo regime pluviométrico favorável durante parte do ciclo, aqueles que plantaram em janela mais tardia obtiveram resultados inferiores ao potencial da cultura.
O levantamento ainda aponta que as cultivares geneticamente melhoradas para tolerância ao estresse hídrico apresentaram desempenho superior, demonstrando maior adaptabilidade às condições climáticas adversas do Cerrado goiano.