Conab prevê estabilidade nos preços de fretes nos próximos meses
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) informou, na edição de setembro do Boletim Logístico divulgado nesta segunda-feira (29), que os preços de fretes em Mato Grosso desaceleraram em agosto, após o término da colheita do milho. Segundo a Conab, “a colheita teve início em maio, se intensificou em meados de junho e, em julho, sugeriu-se o momento de maior concentração, com cerca de 60% do milho estadual colhido”. Em agosto, as atividades foram finalizadas, com o saldo remanescente inferior a 10% da área total.
Os trajetos mais longos para portos como Santos e Paranaguá registraram maiores quedas nos preços, enquanto rotas mais curtas para terminais ferroviários e portos do Arco Norte apresentaram quedas moderadas ou estabilidade. “Essas influências refletem a mudança do perfil do escoamento regional e a necessidade de dar solução logística à enorme quantidade colhida em 2025”, informou a Conab.
O boletim ressalta que, mesmo com a desaceleração recente, o patamar de preços permanece elevado, devido às grandes safras de soja e milho, à oferta ainda disponível e à demanda interna e externa pelo milho de Mato Grosso. A Conab concluiu que “a tendência é de persistência de certo suporte aos preços nos próximos meses, em função da oferta elevada e da demanda dinâmica”.


