quinta-feira, agosto 13, 2026

Conab aumenta projeção e estima safra de grãos de 360,8 milhões de toneladas

Conab aumenta projeção e estima safra de grãos de 360,8 milhões de toneladas

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revisou para cima a projeção para a safra 2025/26 de grãos. O levantamento divulgado nesta quinta-feira (13/8) aponta que o volume colhido será de 360,8 milhões de toneladas, cerca de 700 mil toneladas a mais em relação ao relatório divulgado em julho. Na comparação com o ciclo 2024/25, o incremento é de 2,4%, o que representa 8,5 milhões de toneladas a mais.

Segundo a Conab, o resultado é influenciado pelo crescimento de 2,1% na área cultivada, estimada em 83,5 milhões de hectares. Já a produtividade média nacional das lavouras deve ficar em 4,3 mil quilos por hectare, número próximo ao registrado na safra passada.


Principal cultivo agrícola do país, a soja tem produção estimada em 180,5 milhões de toneladas, número levemente inferior ao registado no levantamento de julho – quando foram estimadas 180,6 milhões de toneladas.

Já o milho deve atingir produção total de 143 milhões de toneladas, acima do previsto no relatório anterior. A terceira safra, semeada no Nordeste, enfrenta condições climáticas adversas.

- Advertisement -

No algodão, a produção está prevista em 5,8 milhões de toneladas para o produto em caroço, o que resulta em 4,1 milhões de toneladas de pluma.

Já o feijão deve registrar uma produção total próxima a 3 milhões de toneladas, somadas as três safras da leguminosa, volume 3,2% inferior à safra passada.

Últimas Notícias

Mais notícias