segunda-feira, setembro 1, 2025

Dia do Arroz marca lançamento da colheita na Expointer

Dia do Arroz marca lançamento da colheita na Expointer

Rio Grande do Sul colheu 8,76 milhões de toneladas de arroz irrigado

O setor do arroz foi protagonista nesta segunda-feira (1º/9), na 48ª Expointer, em Esteio. Durante a programação do Dia do Arroz, realizada na Casa do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), foram apresentados os números da safra 2024/2025, lançado oficialmente o calendário da 36ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos e a campanha nacional de incentivo ao consumo do cereal, promovida pelo Irga.


O painel que debateu o cenário do cereal reuniu lideranças estaduais e nacionais. O presidente do Irga, Eduardo Bonotto, destacou a importância de analisar os dados e planejar as ações do setor. “Vamos atuar no sentido de juntar esforços, unindo a busca por melhores condições de produção, exportações e incentivo ao consumo”, afirmou.

O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Edivilson Brum, ressaltou o papel da pasta em apoiar políticas para o setor, como o programa de irrigação. “A união de forças é fundamental, e hoje tivemos uma demonstração disso, com a representação do Congresso Nacional pelo deputado Alceu Moreira e da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul pelo deputado Frederico Antunes”, salientou.

- Advertisement -

Os painelistas também alertaram para os riscos de desequilíbrio entre oferta e demanda, lembrando que o setor pode enfrentar dificuldades com estoques elevados e preços abaixo do custo de produção. Nesse contexto, foram debatidas alternativas para equilibrar o mercado, como ajustes na área de cultivo e estratégias de ampliação das exportações e do consumo interno.

Apesar do bom desempenho, a diretora técnica do Irga, Flávia Miyuki Tomita, informou que a intenção de semeadura para 2025/2026 aponta retração de 5,17%, com previsão de 920 mil hectares. Já a soja em terras baixas deve avançar 12,19%, passando de 375 mil hectares em 2024/2025 para 420,7 mil hectares na próxima temporada.

O movimento confirma a tendência de diversificação no uso das terras baixas gaúchas, com produtores alternando arroz e soja conforme condições de mercado e custos de produção. O Rio Grande do Sul segue responsável por 70% da produção nacional de arroz.

- Advertisement -

Campanha nacional busca recolocar o arroz no centro da mesa dos brasileiros 

O arroz continua sendo a base da alimentação no Brasil, mas o consumo interno caiu cerca de 13% entre 2008 e 2018, segundo levantamento do Irga. A retração está ligada a mudanças nos hábitos alimentares, ao crescimento da oferta de alimentos industrializados, à adoção de dietas restritivas e à percepção equivocada de que o arroz é um alimento excessivamente calórico.

Outro desafio é a desconexão das novas gerações com a cultura alimentar tradicional. Os jovens cozinham menos e recorrem com mais frequência a refeições prontas por aplicativos de entrega a domicílio. Além disso, o arroz perde espaço no apelo visual das redes sociais, que privilegiam comidas com mais apelo visual.

A estratégia aposta em mídia nacional (TV e portais), em marketing de influência e nas redes sociais, destacando o valor afetivo e cultural do arroz no dia a dia dos brasileiros. A campanha terá ações de setembro a dezembro, envolvendo chefs, atletas, artistas e influenciadores digitais, com foco em resgatar o protagonismo do grão na mesa e na vida do país.

Últimas Notícias

Mais notícias