Entre julho e dezembro de 2025, MT exportou 20,36 milhões de toneladas de milho
Segundo dados da Secex, Mato Grosso exportou 3,66 milhões de toneladas de milho em dezembro de 2025. Apesar do bom desempenho no mês, o volume acumulado da safra 2024/25 registra queda em relação ao ciclo anterior. As exportações mato-grossenses de milho encerraram dezembro de 2025 com resultado expressivo. De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o estado embarcou 3,66 milhões de toneladas do cereal no mês, um crescimento de 44,67% em comparação com o mesmo período de 2024.
Segundo o levantamento, a queda nas exportações está relacionada à maior oferta global, especialmente pela ampliação da produção nos Estados Unidos e na Argentina. O aumento da competitividade no mercado internacional pressionou os preços e reduziu a participação brasileira nas negociações.
Entre os principais destinos do milho mato-grossense, destacam-se Egito, Irã e Vietnã. Juntos, esses três países responderam por 44,76% do volume exportado pelo estado na atual temporada, consolidando-se como os maiores compradores do cereal até o momento.


