Trigo enfrenta atrasos e perdas iniciais
A semeadura do trigo em Santa Catarina avançou de forma mais consistente a partir da segunda quinzena de junho, segundo dados do Boletim da Safra de Grãos divulgado na última quinta-feira (10) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). As chuvas intensas registradas em áreas do oeste, meio oeste e extremo oeste do estado provocaram encharcamento do solo, limitando o ritmo das atividades no campo.
No geral, as plantas apresentam bom desenvolvimento, segundo o boletim. No entanto, no Extremo Oeste, lavouras implantadas mais recentemente enfrentaram perdas causadas por erosão, encharcamento e compactação superficial, especialmente nas fases iniciais do ciclo. A maior parte dos danos foi atribuída à erosão laminar, observada em áreas com escoamento mais acentuado.
Em áreas com lavouras em fase de desenvolvimento vegetativo, o excesso de umidade e a baixa luminosidade causaram estresse fisiológico nas plantas. Segundo o órgão, isso comprometeu o crescimento e o perfilhamento, além de dificultar a Aplicação de defensivos agrícolas e a adubação nitrogenada em cobertura.