quarta-feira, abril 1, 2026

Expectativa de safra recorde não impede alta do café arábica

Expectativa de safra recorde não impede alta do café arábica

Valorização do arábica em março foi intensa

O mercado de café encerrou março com comportamentos distintos entre as duas principais variedades negociadas no Brasil. Segundo dados divulgados pelo Cepea, o arábica voltou a registrar valorização no período, enquanto o robusta apresentou enfraquecimento ao longo de boa parte do mês.


De acordo com o Cepea, a valorização do arábica em março foi intensa a ponto de superar até mesmo o efeito das projeções positivas para a safra brasileira de 2026/27. A expectativa para o próximo ciclo é de uma colheita mais robusta, com avanço dos trabalhos entre maio e junho.

Esse cenário tem chamado atenção do setor porque a próxima safra pode representar a primeira produção recorde de arábica no Brasil após cinco temporadas em que o resultado ficou abaixo do potencial produtivo da cultura. As limitações climáticas nas principais regiões cafeeiras do país estiveram entre os fatores que mais pesaram sobre esse desempenho nas últimas temporadas.

- Advertisement -

A perspectiva para o robusta é de continuidade desse ambiente mais pressionado no curto prazo. Isso porque os primeiros volumes da safra 2026/27 devem começar a ser colhidos e direcionados ao mercado entre abril e maio, ampliando a disponibilidade do produto.

Últimas Notícias

Mais notícias