Trata-se da maior participação de animais nos últimos 12 anos
A 48ª Expointer está com as inscrições encerradas para os animais de argola, que vão a julgamento. Nesta edição, 5.107 animais foram inscritos a participar da feira, que ocorre de 30 de agosto a 7 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Trata-se da maior participação de animais nos últimos 12 anos de Expointer.
“No entanto, se desconsiderarmos as aves e os pássaros, o aumento geral também foi significativo, de 21% em relação ao ano passado. É uma demonstração da confiança que os produtores e os criadores depositam na Expointer”, destaca o comissário-geral da feira, Pablo Charão.
“Um ponto a destacar no incremento da participação dos bovinos é o reconhecimento do Brasil como área livre de febre aftosa sem vacinação. Isso permite que animais de todos os estados possam participar da Expointer”, conta o comissário-geral. Dos 1.381 bovinos inscritos para a edição deste ano, 260 exemplares são de fora do estado.
Entre os equinos, os pôneis mais que dobraram a participação, com 217 exemplares inscritos. “Vai ter uma exposição nacional de pôneis dentro da Expointer. O programa teve que incluir mais um dia de julgamento – serão três, no total – porque são muitos animais”, explica Charão.