sexta-feira, dezembro 19, 2025

Exportações de suco de laranja caem para a UE, mas crescem para os EUA

Exportações de suco de laranja caem para a UE, mas crescem para os EUA

Demanda enfraquecida tem reduzido os preços da fruta para o produtor

Nos primeiros cinco primeiros meses da safra 2025/26 (de julho a novembro), as exportações brasileiras de suco de laranja avançaram para os Estados Unidos, mas caíram à União Europeia, tradicionalmente o maior destino da commodity nacional.

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), os EUA receberam 162,8 mil toneladas de suco equivalente concentrado entre julho e novembro, volume 25,9% superior ao registrado nos mesmos meses da temporada anterior. Já a União Europeia foi destino de 160,6 mil toneladas no período, recuo de 25,5%.


O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) destaca que a boa qualidade do suco da safra 2025/26 e a demanda da União Europeia enfraquecida têm resultado em recomposição dos estoques da commodity na indústria brasileira. Esse fator vem gerando pressão sobre os valores da laranja pagos ao produtor.

De 15 a 18 de dezembro, a laranja pera de mesa foi comercializada à média de R$ 46,58 a caixa de 40,8 quilos, uma queda de 11,45% em relação à da semana anterior.

Últimas Notícias

Mais notícias