terça-feira, fevereiro 10, 2026

Falta de chuva reduz previsão para a safra de laranja 2025/26

Falta de chuva reduz previsão para a safra de laranja 2025/26

A produção de laranja da safra 2025/26 no cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo e Sudoeste Mineiro deve atingir 292,60 milhões de caixas de 40,8 kg, de acordo com o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) divulgada nesta terça-feira (10/02).

A terceira estimativa apresenta uma redução de 0,7% em relação à segunda, divulgada em 10 de dezembro de 2025, que apontava produção de 294,81 milhões de caixas, e de 7% em relação à primeira estimativa do dia 9 de maio, que apontava produção de 314,60 milhões de caixas.


Segundo o Fundecitrus, a redução se deve à diminuição do tamanho médio das laranjas das variedades tardias valência, folha murcha e natal, em razão da diminuição de chuvas. De acordo com a Climatempo, entre maio de 2025 e janeiro de 2026, a chuva média acumulada foi de 862 milímetros, 10% menor do que os 959 milímetros da série histórica (1991 a 2020).

Até meados de janeiro, 87% da safra havia sido colhida, com peso médio de 153 gramas por fruto, o que corresponde a um grama abaixo da projeção anterior. A redução foi atribuída às variedades tardias, cujos frutos não apresentaram o crescimento esperado devido à escassez de precipitação.

- Advertisement -

Queda de frutos

A projeção da taxa de queda prematura de frutos foi mantida em 23% pelo Fundecitrus. É a maior em 11 safras, associada ao aumento da severidade do greening, explica a entidade. O percentual permanece em 16,9% para Hamlin, Westin e Rubi; em 18,5% para as outras variedades precoces; em 22% para a Pera; em 25,6% para as variedades valência e folha murcha; e em 28,5% para a natal.

A Fundecitrus destaca que a taxa de queda de frutos acompanha a incidência do greening, sendo mais intensa nos setores Sul, Centro e Sudoeste e menos intensa nos setores Noroeste e, principalmente, Norte.

A Pesquisa de Estimativa de Safra (PES) é realizada pelo Fundecitrus em parceria com o professor titular (aposentado) da FCAV/Unesp José Carlos Barbosa

Últimas Notícias

Mais notícias