quinta-feira, julho 3, 2025

GAFFFF debate papel estratégico do agro na economia global

GAFFFF debate papel estratégico do agro na economia global

Global Agribusiness Festival (GAFFFF) acontece nos dias 5 e 6 de junho em São Paulo

Allianz Parque, em São Paulo, recebe nos dias 5 e 6 de junho o Global Agribusiness Festival (GAFFFF), considerado o maior evento de cultura agro do mundo. Organizado pela Datagro, com apresentação da XP e da Corteva Agriscience, o encontro reuniu lideranças políticas e empresariais do setor para discutir o papel estratégico do agronegócio na economia e no desenvolvimento sustentável do país


Durante a cerimônia de abertura, o secretário do Governo do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, destacou a relevância do evento para o estado e para o país. “Uma enorme satisfação que temos mais uma vez de sediar esse encontro e que possamos daqui mostrar para o Brasil, daqui mostrar para diversos países o quanto podemos continuar contribuindo com muita tecnologia, com muito investimento, com muita confiança no futuro do país, no futuro do agronegócio”, afirmou.

Kassab também ressaltou a importância do setor para a sociedade. “Esse evento é uma referência para todos nós brasileiros porque esse evento mostra o quanto é importante acreditarmos no Brasil, o quanto é importante percebermos que nós efetivamente podemos ser um país que abriga qualidade para a sua gente. Um país que tem recursos vindo do agronegócio, graças ao trabalho dos senhores, que proporciona mais saúde e mais educação para o povo brasileiro e que, a partir de hoje, possamos cada vez mais ter no trabalho dos senhores a grande mola propulsora do desenvolvimento do nosso país.”

- Advertisement -

O deputado federal Alceu Moreira chamou atenção para os desafios institucionais enfrentados pelo setor. Segundo ele, “segurança jurídica é quando a sociedade conversa com o Judiciário e segurança institucional é quando o Judiciário não respeita as outras instituições”. Ele alertou que a falta de previsibilidade compromete os investimentos no país. “Nós precisamos de previsibilidade, segurança jurídica, segurança constitucional, nós precisamos que o agro tenha portas abertas para dizer o que pode ser feito e não uma quantidade de chefe de carimbo para dizer o que nós não podemos fazer.”

Moreira também destacou a relevância do Brasil no cenário global. “Só tem um tema que coloca o Brasil sobre a mesa de qualquer decisão de chefe de Estado no mundo para os próximos 20 anos: segurança alimentar.”

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado federal Pedro Lupion, reforçou a importância das entidades do setor na disputa de narrativas. “Todas as entidades aqui presentes são o que a gente luta todo dia para vencer as narrativas e mostrar o tamanho da nossa vida. Nossa responsabilidade socioambiental e a nossa responsabilidade alimentar, como muito bem disse nosso deputado Alceu Moreira.”

- Advertisement -

Lupion defendeu maior protagonismo da cidade de São Paulo nas discussões agropecuárias. “Hoje estamos aqui apreciando um momento como esse da gente colocar São Paulo na Rota do Agro, a cidade de São Paulo participando de uma discussão agrícola, agropecuária”, afirmou. E completou: “A missão de mostrar que a responsabilidade que nós temos no PIB, na geração de emprego, na geração de renda e principalmente no desenvolvimento desse país precisa ser todo dia respeitada e cada dia mais respeitada.”

A senadora Tereza Cristina destacou a preservação ambiental promovida pelo setor rural. “Qual é o melhor setor para comemorar o Dia do Meio Ambiente no Brasil? O setor que mais preserva mais de 30% de matas nativas, de vegetação nativa, estão dentro das propriedades privadas deste país e nós produtores rurais, vocês produtores rurais, é que preservam o meio ambiente.”

Ela também reforçou a importância do Brasil na segurança alimentar global. “Não tenho dúvida que o Brasil é o único país do mundo que o mundo precisa que nós sentemos à mesa para dar segurança alimentar para qualquer bloco econômico, para qualquer país do mundo e preservando.”

Por fim, Tereza Cristina ressaltou a inovação do setor: “O Brasil é uma grande potência agroambiental. Nós precisamos mostrar o que nós fazemos e mostrar que a soja não é uma sementinha não, o que tem de tecnologia embarcada na soja, na carne, no suco de laranja, no açúcar, no algodão das nossas roupas é isso que o GAFFFF faz hoje aqui em São Paulo.”

Últimas Notícias

Mais notícias