sexta-feira, agosto 22, 2025

Goiás projeta safra recorde de girassol em 2024/25

Goiás projeta safra recorde de girassol em 2024/25

A cultura do girassol vem ampliando sua presença nas lavouras goianas e se consolida como alternativa estratégica para a segunda safra no estado. Segundo o boletim Agro em Dados de junho, divulgado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, a expectativa para a temporada 2024/25 é de uma colheita recorde de 71 mil toneladas em uma área plantada estimada de 47,3 mil hectares.

A Secretaria aponta que o desempenho é reflexo de boas condições climáticas, ausência de doenças fúngicas e manejo agronômico eficiente. “O girassol tem ganhado cada vez mais espaço nas propriedades rurais de Goiás, assumindo posição de destaque como uma das culturas mais promissoras para a segunda safra no estado”, destaca o boletim.


Cultivado logo após a soja, o girassol se beneficia do período da segunda safra, com maior resistência à escassez hídrica e menor incidência de pragas e doenças. Além disso, favorece a fertilidade do solo e amplia a biodiversidade, especialmente quando associado à apicultura.

Desde 1997, quando a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciou o monitoramento da cultura, Goiás já se destacava como maior produtor nacional. A retomada da liderança ocorreu na safra 2020/21, com crescimento contínuo desde então. Os municípios de Silvânia, Ipameri, Rio Verde e Catalão figuram entre os principais polos produtores do estado.

Últimas Notícias

Mais notícias