Recursos serão aplicados em estruturas em Jaíba (MG) e Montes Claros de Goiás (GO)
O grupo Sada, que atua no setor de logística e transporte de veículos, anunciou nesta segunda-feira (15/9) o investimento de R$ 1,1 bilhão para adaptar duas usinas que processam cana-de-açúcar em Jaíba (MG) e Montes Claros de Goiás (GO) para operar também com milho para a produção de etanol.
Com o aporte bilionário e a transformação das unidades para a modalidade “flex”, a companhia terá capacidade de produzir de forma contínua e atenuar a sazonalidade da cana-de-açúcar, afirmou em nota. A estimativa é produzir 360 milhões de litros de etanol de milho nas duas unidades por ano quando estiverem em plena operação.
O grupo fará rodadas de conversas com produtores rurais de Bahia, Goiás e Mato Grosso neste mês para assegurar o fornecimento de milho para as usinas.
Na unidade de Goiás, a operação deve começar em agosto de 2026. Um terço das obras já foi concluído.
A usina Eber Bio, em Montes Claros de Goiás, terá capacidade para produzir 180 milhões de litros de etanol de milho por ano, além de gerar 123 mil toneladas de DDGS e 7,5 mil litros de óleo de milho anualmente. A expectativa do grupo Sada é ampliar a receita com a venda desses coprodutos para a alimentação animal.
Em Jaíba (MG), o projeto ainda está em fase de licenciamento ambiental. A previsão é iniciar a operação industrial em 2027. Lá, deverão ser produzidos mais 180 milhões de litros de etanol de milho anualmente.
Em nota, o grupo Sada afirmou que a energia das unidades será gerada por meio da queima do bagaço da cana e que a reconfiguração das usinas permitirá o reaproveitamento das caldeiras, turbinas a vapor, geradores de energia e sistemas de tratamento, reuso e refrigeração de águas industriais.