Com o objetivo de debater uma sociedade altamente urbanizada e que depende cada vez mais da economia do campo, o 3° Fórum de Agricultura da América do Sul (Agricultural Outlook Forum 2015) está com as inscrições abertas para a edição deste ano.
Com o tema “Sociedade Urbana, Economia Rural”, o debate tem como tema principal a mudança do perfil populacional mundial, que desde 2008 possui mais habitantes nas cidades do que em áreas rurais e os impactos desse movimento no desenvolvimento socioeconômico dos países.
“Por meio desse fio condutor, chamamos a sociedade para discussões sobre questões ambientais, de segurança alimentar, mercado, além das tendências de um segmento tão dinâmico como o agronegócio”, explica o coordenador do evento e do Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo, Giovani Ferreira.
Atualmente, o setor responde por quase 1/4 do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Só no primeiro semestre de 2015, o segmento foi responsável por 46% das receitas com as vendas externas no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além disso, neste ano, seis dos 10 principais itens da pauta de exportação brasileira são agropecuários.
Para debater as tendências do agronegócio, serão trabalhados temas como logística, empreendedorismo rural, cooperação no campo e no mercado, negociações internacionais, urbanização e consumo, entre outros. “Estamos trazendo uma programação dinâmica, incluindo temas de discussão atual como, por exemplo, os ativos florestais, que ainda não tínhamos inserido nos eventos anteriores”, afirma o coordenador.
Serviço
3° Fórum de Agricultura da América do Sul – Agricultural Outlook Forum 2015
Data: 12 e 13 de novembro de 2015
Local: Museu Oscar Niemeyer – Curitiba (PR) – Brasil
Mais informações: agrooutlook.com.br