domingo, novembro 16, 2025

México confirma caso de bicheira-do-Novo-Mundo (NWS)

México confirma caso de bicheira-do-Novo-Mundo (NWS)

O Serviço Nacional de Saúde, Segurança e Qualidade Agroalimentar (SENASICA) do México confirmou neste domingo um novo caso de bicheira-do-Novo-Mundo (NWS) em Sabinas Hidalgo, Nuevo León, a menos de 113 km da fronteira EUA-México, informou o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).

“O USDA está analisando todas as novas informações relacionadas ao caso recente em Nuevo León e buscará todas as opções para liberar moscas estéreis nesta região, conforme necessário”, disse o USDA.


A bicheira-do-Novo-Mundo (NWS) é uma mosca parasita cujas larvas se alimentam de tecido vivo de animais e, em casos raros, humanos, causando feridas que podem ser fatais. As larvas entram por feridas ou mucosas, crescendo e causando danos sérios. O NWS foi erradicado nos EUA na década de 1960, mas um surto recente na América Central e no México tem causado preocupação com sua reintrodução, devido ao seu impacto devastador na pecuária e saúde pública.

Em agosto, Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, confirmou um caso de NWS ou mosca-da-bicheira (Cochliomyia hominivorax) em um paciente que retornou de uma viagem a El Salvador. Na mesma ocasião, a agência Reuters informou que pecuaristas informaram um caso em Maryland, que nunca foi confirmado pelo governo americano.

- Advertisement -

O USDA estima que um surto de mosca-da-bicheira poderia custar US$ 1,8 bilhão à economia do Texas — maior estado produtor de gado do país — em mortes de animais, custos de trabalho e gastos com medicamentos.

Últimas Notícias

Mais notícias