Plano contempla linhas de crédito para custeio, comercialização e investimento
O Governo Federal anunciou, nesta terça-feira (1º), o lançamento do Plano Safra 2025/2026, destinado à agricultura empresarial. Com um volume recorde de R$ 516,2 bilhões em recursos, o novo ciclo representa um acréscimo de R$ 8 bilhões em relação ao plano anterior e reforça o compromisso com a expansão do agronegócio brasileiro.
Entre as novidades, produtores poderão financiar rações, medicamentos e suplementos adquiridos até 180 dias antes da formalização do crédito. Também será possível utilizar os recursos para o cultivo de plantas de cobertura no período de entressafra e para a produção de sementes e mudas de espécies florestais, promovendo a conservação do solo e o reflorestamento.
Os programas voltados à inovação, como o Inovagro e o Moderagro, foram integrados, facilitando o acesso a recursos para modernização de granjas. O subprograma RenovAgro Ambiental também foi reforçado e agora permite financiamento para ações de combate a incêndios e recuperação de áreas de preservação, incluindo a compra de caminhões-pipa e mudas de espécies nativas.