Para que haja a absorção e metabolização adequadas, a planta ou plantação, precisa de uma quantidade de oxigênio, que esteja disponível no solo. Sem uma aeração adequada, o solo, mesmo que rico em nutrientes, não será capaz de “ajudar” a planta em seu processo de absorção de elementos nutritivos.
Como podemos ver, uma análise da quantidade e a qualidade dos elementos nutrientes num solo não é um dado definitivo para garantir bons resultados em uma plantação. A quantidade de água disponível no solo, sua permeabilidade a ela, além da aeração são fatores vitais para o desenvolvimento das plantas.
Não se discute que a quantidade e a qualidade dos nutrientes encontrados no solo, também chamada de fertilidade química, é o fator primordial para a viabilização de uma plantação. Por este motivo a correção das características químicas do solo é uma providência das mais importantes. Uma correta análise do solo e o uso de fertilizantes químicos ou adubação natural é uma premissa básica que deve ser adotada antes do plantio, durante o processo de desenvolvimento das plantas e após a colheita, antecipando um novo plantio.
Fonte: Rural News