quinta-feira, julho 31, 2025

Precipitação regular beneficia cultura da canola

Precipitação regular beneficia cultura da canola

RS projeta mais de 203 mil ha de canola em 2025

De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar na última quinta-feira (24), o cultivo de canola no Rio Grande do Sul avança com boas condições de desenvolvimento, após a conclusão da semeadura. As precipitações moderadas e bem distribuídas favoreceram o crescimento das lavouras, permitindo a emissão de novas folhas e a expansão foliar, principalmente nas áreas semeadas no final da janela de plantio. Também foi registrada emissão da haste principal, indicando vigor vegetativo.


Na região administrativa de Ijuí, 16% das lavouras estão em fase de floração, com avanço na emissão de flores nos ramos laterais. Cerca de 5% já ingressaram na formação de síliquas. As folhas que foram afetadas pelas geadas demonstraram recuperação, sem sinais visuais de danos, o que indica preservação da função metabólica das plantas.

Na regional de Santa Rosa, 61% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo, 33% em floração e 6% em enchimento de grãos. As lavouras em crescimento vêm apresentando expansão lateral das folhas, sinalizando aproximação da floração. Em cultivos mais tardios, ainda foram aplicados fertilizantes nitrogenados, embora a maioria das áreas já tenha ultrapassado o período ideal para esse manejo. Em Giruá, principal município produtor da oleaginosa, com 8 mil hectares, geadas severas provocaram perdas nas lavouras em formação de grãos. Nos cultivos mais avançados, os danos chegaram a 40%, mas os impactos foram limitados, já que o atraso fenológico reduziu a exposição das lavouras aos eventos climáticos.

- Advertisement -

Na região de Soledade, 20% das áreas encontram-se em floração e 80% na fase vegetativa. As lavouras apresentam estande e sanidade adequados, conforme avaliação da Emater/RS-Ascar.

Últimas Notícias

Mais notícias