quinta-feira, fevereiro 19, 2026

Preço do algodão fica estável com equilíbrio entre oferta e demanda

Preço do algodão fica estável com equilíbrio entre oferta e demanda

O mercado brasileiro de algodão em pluma continua apresentando sinais de equilíbrio, informa o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Enquanto a oferta segue estável, com a posição firme de parte dos vendedores, sobretudo para lotes de qualidade superior, a demanda não apresenta variações relevantes. Esse cenário mantém os preços estáveis e também limita uma maior liquidez dos negócios.

Nesta quarta-feira (18/2), o indicador Cepea/Esalq do algodão em pluma registrou a cotação de R$ 3,5345 a libra-peso, uma alta de 1,70% desde o início de fevereiro.


Pesquisadores do Cepea ressaltam que, com o recesso de Carnaval, até mesmo por questões logísticas, parte dos agentes optou por adiar as negociações. Além disso, as empresas monitoram atentamente o desempenho das vendas de seus manufaturados, cuja performance, em diversos casos, segue inferior às expectativas.

Já no campo, cotonicultores estão em reta final da semeadura da temporada 2025/26. Dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontam que a produção brasileira de algodão pode somar 3,8 milhões de toneladas na safra 2025/26, 6,7% abaixo da temporada anterior, mas ainda a segunda maior da história. Esse resultado se deve à redução de 3,2% da área cultivada em relação à safra 2024/25, para 2,018 milhões de hectares, e à menor produtividade (-3,6% em comparação à temporada anterior), estimada em 1.884 quilos por hectare.

Últimas Notícias

Mais notícias