quinta-feira, outubro 16, 2025

Preço do boi gordo registra estabilidade em quase todo o Brasil

Preço do boi gordo registra estabilidade em quase todo o Brasil

O mercado pecuário apresentou estabilidade na maior parte do Brasil nesta quarta-feira (15/10). Das 33 regiões monitoradas pela Scot Consultoria, 30 não tiveram alterações na cotação do boi gordo. Foram registradas altas apenas em Pelotas (RS), norte de Mato Grosso e sul de Tocantins. Nas praças de Araçatuba (SP) e Barretos (SP), referências para o mercado, o preço da arroba do boi gordo seguiu a R$ 307 para o pagamento a prazo.

Segundo a Scot, a oferta de animais foi boa, com boiadas provenientes principalmente dos confinamentos, o que permitiu escalas de abate confortáveis, em média de nove dias. Esse equilíbrio entre oferta e procura justificou a estabilidade dos preços. Com relação ao escoamento da carne, o desempenho melhorou.


Cálculos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) indicam que a quantidade de carne bovina disponível no mercado interno no mês de setembro foi cerca de 15% menor que a de agosto. Nos Estados do Centro-Oeste, a redução passou dos 20%. Segundo o Cepea, essa estimativa é compatível com a exportação recorde ocorrida no mês passado e também com o menor ritmo de abate relatado por representantes de frigoríficos, especialmente de médio e pequeno portes.

Desde o começo de outubro, os preços da carne no atacado e dos animais para abate vêm se recuperando paulatinamente. No acumulado deste mês, todas as 28 regiões pesquisadas pelo Cepea acumulam algum aumento de preços, e a carcaça casada tanto de boi quanto de vaca se valoriza 3,2% no atacado da Grande São Paulo.

Últimas Notícias

Mais notícias